quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PENSAMENTOS SOBRE A VERDADE / A VERDADE DE CADA UM

Quando me sinto pequeno e estou à milhas de distância do mestre, me calo e deixo as palavras dele ecoarem. Alguns pensamentos, abaixo, parecerão loucura diante da sociedade e da cultura de mentiras em que vivemos. Mas os ensinamentos de Jesus e alguns trechos da bíblia também parecem loucura e muitos acreditam. O homem que escreveu esses pensamentos viveu como pensava. Albert Einstein disse sobre ele: "As gerações futuras não acreditarão que alguém assim, em carne e osso, tenha passado por este mundo." Saibam que, para mim, as suas conquistas políticas foram “pequenas” perto de suas conquistas como ser humano (conquistas “espirituais”). Mas, na verdade, uma coisa leva a outra, quando existe luta e uma vontade inabalável as conquistas como ser humano levam a grandes conquistas em outros ramos. Pesquisem sobre o Mahatma Gandhi. Leiam sua autobiografia: “Minhas experiências com a verdade”. O livro é maravilhoso! Conheçam esse homem! Temos muito para aprender com ele! Um passo para frente e já não estamos mais no mesmo lugar, por mais que estejamos distantes de onde queremos chegar...

Pensamentos de MAHATMA GANDHI:

“Pode-se dizer que Deus é amor. Mas, se aprofundarmos a busca dentro de nós mesmos, seremos levados a pensar que, acima de tudo, Deus é verdade: é, a meu ver, sua descrição completa em linguagem humana. Finalmente, eu seria mesmo tentado a inverter os termos: é a verdade que é Deus – o que responde à denegação de Deus por parte dos ateus, estes apaixonados pela verdade.”

“Com uma rupia podemos comprar veneno ou néctar, mas o saber ou a devoção não podem nos proporcionar nem a salvação nem a perdição: não são meios de troca, são exatamente aquilo que nós queremos.”

“O homem é um ser falível. Aquilo que ele considera uma resposta à sua prece pode muito ser, de fato, um simples eco à sua vaidade. Um guia infalível deve ter um coração perfeitamente inocente, incapaz de maldade. Quanto a mim, eu não saberia emitir tal pretensão: minha alma é imperfeita, que vagueia e se esforça por lutar.”

“A devoção à verdade deve ser a única razão de nossa existência. Todas as nossas atividades devem ser verdade. A verdade deve ser o próprio sopro de nossa vida. Quando o peregrino alcança esta etapa, todos os demais princípios para uma vida exemplar serão adquiridos sem esforço, e ele se submeterá a tais princípios instintivamente.”

“Sem verdades, é impossível observar princípios, um código de conduta na vida.”

“Deus não aparece a todos sob diferentes aspectos? Todavia, sabemos que Ele é único. A verdade é a designação mais acertada de Deus. Cada pessoa pode, portanto, conceber e seguir sua verdade. É o dever de cada um.”

“A busca da verdade implica sofrimento; às vezes, a morte. Nessa busca desinteressada, ninguém pode ser eternamente perdedor. Se errarmos o caminho, alguma coisa acaba sempre por nos reconduzir à boa via.”

“O caminho da verdade, como o da não-violência, é estreito mas reto. É como manter-se em equilíbrio sobre o fio de uma espada. Concentrando-se, um acrobata pode andar sobre uma corda esticada. Mas a concentração requerida para avançar sobre o caminho da verdade é ainda bem maior. A menor falta de atenção pode provocar a queda. Não se conquista a verdade senão por meio de esforços constantes.”

“A coragem é indispensável ao desenvolvimento das outras qualidades nobres. Como se poderia buscar a verdade ou apreciar o amor sem coragem?”

“O buscador de verdade deve vencer todos os seus medos. Deve estar preparado para sacrificar todos os seus bens em sua procura da verdade. Não deve se afastar do caminho que se abre diante dele pela simples razão de recear atrair sobre si a reprovação do mundo.”

Depois destes profundos pensamentos, deixo um humilde texto que escrevi e publiquei no meu primeiro livro, Lições de uma vida – emoções, pensamentos e descobertas.

A VERDADE DE CADA UM

O que te toca é a minha verdade
O que passou é o que te deixa saudades
Sem posses e sem vaidade
Mas convivendo com a sua competitividade

Antes de morrer
Eu quero tocar o seu coração
E enquanto estou vivo
Vou cumprindo a minha missão
Sabemos que todos nós temos algo em comum
Mas devemos respeitar a verdade de cada um

A sua verdade é um sonho, que um dia pode mudar
Mas se você acredita, não tenho como duvidar
Palavras sábias que podem te ajudar
Conheça a verdade, e ela o libertará

Em cada verdade, uma vida
Em cada vida, um sonho
Em cada sonho, uma força
Que te eleva e te ensina

E o que é a vida sem sermos nós mesmos?
E o que são nossos sonhos sem sermos verdadeiros?
E o que é essa força se mantivermos nossos medos?

Conheça a verdade e a verdade o libertará...

4 comentários:

  1. É a pura verdade, mesmo que seja a minha, a sua ou a nossa. O importante é que essa verdade sirva para plantar boas sementes e, conseqüentemente, semear bons frutos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, Gandhi realmente foi um homem inspirado.
    Parabéns pelas suas poesias, que tem mensagens embutidas que ajudam no despertar das pessoas para a espiritualidade, para a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Caciano! Valeu Renato!
    Em busca da verdade e vivendo a sua! SEMPRE!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jesus disse: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Muitos se distanciam da Verdade, mas ela sempre mostra sua face, e anda de mãos dadas com a justiça. Gostei do post, parabéns Christiano! Abraços.

    ResponderExcluir