quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ACASO

Pensando sobre qual texto colocar no blog, por “acaso”, me lembrei do texto ACASO. Talvez o acaso (leia-se destino) tenha me feito lembrar do texto, mas lembrei de vários outros também e fui eu, não o acaso, que decidi expô-lo aqui. O acaso ou o destino, como quiser chamá-lo, é algo complicado. Fico pensando até onde o acaso interfere em nossas vidas e até onde temos as rédeas em nossas mãos. Para não descartar completamente a hipótese de que o acaso exista, em pouquíssimos momentos fico impressionado com algumas coincidências da vida. Como, por exemplo, quando estou querendo falar ou pensando muito em determinada pessoa, que aqui vou chamar de pessoa X, e encontro com ela em algum lugar, inesperadamente. Isso realmente é uma grande coincidência. Porém, ceticamente, posso pensar que tinha motivos para estar nesse tal lugar e a pessoa X também, pois essa coincidência não acontece com todas as pessoas que penso e nem encontro com a pessoa X todas as vezes que quero falar ou que estou pensando nela.
Muitas pessoas acreditam que tudo é obra do destino. Essa crença é muito cômoda, pois assim por muitas vezes não é necessário assumir o controle da sua vida, fazendo com que a pessoa fique esperando que as coisas melhorem ou mudem sem que seja feito um esforço consciente e sem se responsabilizar por algo que der errado. Pensando dessa forma a pessoa diz, dentre tantas outras coisas: “Ah! Foi Deus que quis assim!” ou “Está tudo nas mãos do destino. O que posso fazer?”. Entretanto, é nesse ponto que reside um dos maiores problemas, principalmente por essa crença nos levar a não nos responsabilizarmos por muitas coisas que são de nossa responsabilidade e por deixarmos que as coisas “aconteçam como tem que acontecer”, deixando de interferir onde seria necessário agir para mudar. Vou dar um exemplo simples, temos a escolha de fazer um carinho ou de dar um tapa em alguém. Essa escolha não é do acaso (destino), essa escolha é nossa. Mudamos o “destino” de acordo com nossas escolhas. Sei que não é tão simples assim e que esse assunto não é esclarecido de forma simplista, mas a verdade é que temos o poder de interferir nos acontecimentos, mesmo sabendo que existem coisas fora do nosso alcance. Afinal, somos um, dentre tantos outros.
Talvez ocorram interferências sutis de algo que está além da nossa compreensão. Talvez o "acaso" seja apenas mais uma das invenções humanas, criada pelo fato de algumas coincidências serem realmente impressionantes. Talvez... e só talvez. A certeza eu deixo para os... Ah! Deixa pra lá!
No texto ACASO, que segue abaixo, falo sobre Deus, mas não vou entrar nesse assunto agora. Mais adiante escrevo sobre isso. No momento, vamos pensar sobre o ACASO.

Faça a PAZ acontecer!
Abraços e beijos!

ACASO

Vertentes correntes
Nos que querem ser decentes
Padrões morais vigentes
Fazendo lavagem nas mentes

O acaso cria um Deus
Para conforto dos seus
E Deus foi criado por acaso?
E quem criou o Diabo?

Quem criou o bem e o mal?
Quem criou o início e o final?
Quem criou a mão que mata?
Quem permitiu a morte da mão que afaga?

Sou fruto de algo complexo
Simplificando, sou fruto do sexo
Se fui gerado do que julgam pecado
Já nasci sendo julgado, errado e culpado?

O acaso pode ser Deus camuflado
Que se tornou Deus por acaso
O que dá sentido é o ser supremo
É o melhor que podemos

O acaso nos traz esperança
Feito nossa imagem e semelhança
Mas por acaso sou diferente
O avesso daquele que é crente

Foi o acaso que me fez escrever?
E a coincidência que te fez me ler?
Nós fazemos o acaso ou o acaso que nos faz?
Fazemos o destino ou o destino que nos faz?

Um Deus poderoso que permite o mal, não é mau
Mas um homem com poder que permite o mal, é mau
Deus pode ter seus motivos, mas um homem não
O Ser Superior sempre tem razão, o inferior, a punição

O que faço de bom, foi Deus
O que faço de ruim, fui eu
O que conquisto, foi com ajuda de Deus
Quando fracasso, foi apenas erro meu

Tudo parece começar por acaso
Mas quando termina é só um fim de caso
E por coincidência comecei a meditar
Fui eu que fiz o acaso me fazer expressar...

7 comentários:

  1. O acaso também é obra de Deus, mas acima de tudo um caminho que escolhemos sem perceber... nada passa sem algum sentido, nada é feito p/ nos sentirmos assim como hoje, tudo faz sentido, somos nós sempre seguindo nosso destino e fazendo dele nosso melhor caminho!
    Com todos os nossos sentimentos misturados fazemos uma trilha de vida interna e intensa. Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Vida intensa! Sempre intensa! Peace and Love! Beijos

    ResponderExcluir
  3. "O que Realmente Importa
    (...) Pequenas bobagens do dia a dia são o que aparentam ser: bobagens, de que muitas vezes somos atingidos em situações que se desenvolvem alheias à nossa vontade. E é importante, nesses instantes, mantermos, além de esperança, um sorriso no rosto que demonstre o painel de vida que carregamos por dentro. Então percebo que o amor pode até mover as montanhas, mas há algo mais importante que o próprio amor, a girar, diariamente, toda a engrenagem: a gentileza."


    Make someone happy
    (styne/comden/green)

    Make someone happy,
    Make just one someone happy.
    Make just one heart the heart you sing to.
    One smile that cheers you,
    One face that lights when it nears you.
    One gal you're everything to.

    Fame, if you win it,
    Comes and goes in a minute.
    Where's the real stuff in life to cling to?
    Love is the answer,
    Someone to love is the answer.
    Once you've found her,
    Build your world around her.
    Make someone happy.
    Make just one someone happy
    And you will be happy too.

    ResponderExcluir
  4. O acaso é o acontecer sem termos uma explicação, e quando acontece sempre pensamos, nada é por acaso... meu caminho é esse, trilho para o bem, para o amor, para o prazer, enfim para as coisas boas, o que nem sempre acontece, mas se eu tenho uma meta, uma força superior que me guia, eu chego ao ponto final sempre vencedora... por que?
    Porque Eu Creio, Eu tenho uma fé que me conduz e, apesar das adversidades em VENÇO.
    Christiano pense nisto... "VOCÊ NÃO VEIO AO MUNDO POR ACASO, VOCÊ VEIO POR AMOR..."
    Bjos no coração, te amo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana o texto Chris, eu estava precisando ler e refletir sobre algo como o assunto que você abordou. Valeu a pena. Grande abraço brother.

    ResponderExcluir
  6. O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraída. :P

    ResponderExcluir
  7. Amigo, acho que o acaso não existe. Se não dermos o primeiro passo, se não tivermos responsabilidade sobre os nossos atos,tudo permanecerá inerte. É a mistura da lei da Atração com "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer." Eu decido, eu corro atrás, o resto acontece, e não devemos ficar nos lamentando sobre o por quê das coisas terem ou não dado certo. Para mim, tudo na vida tem o seu por quê.
    Se vc encontrou alguém na rua em quem estava pensando muito, vc atraiu essa pessoa até vc.
    Ihhhh, me emploguei!rsrsrs

    ResponderExcluir